sábado, 1 de novembro de 2008

Vídeo Metodologia ou Tecnologia?

No vídeo Tecnologia ou Metodologia, que esta na página do moodle na disciplina educação e tecnologia, nos mostra que não adianta a escola está equipada com recursos tecnológicos se a metodologia do professor for mesma, ou seja, obsoleta e não faça o aluno ser uma pessoa que tenha a capacidade de refletir criticamente sobre seu meio. Se o professor não tiver uma prática pedagógica que seja apropriada com a utilização desses recursos tecnológicos e que leve o aluno a aprender e entender a utilização dessas ferramentas tecnológicas, de nada valerá a escola dispor, no seu ambiente, desses recursos tecnológicos.

É preciso que os educadores em seus ambientes de aprendizagem organizem suas aulas com objetivos claros para utilização da Tecnologia. Não adianta ter computador na escola, conectado à Internet se os alunos ou o professor acessarem para clicar e apertar botões. É preciso ter metodologia, senão a aula continuará sendo a mesma do livro didático que muda a página a cada clique quando você expõe uma apresentação multimídia. É preciso desenvolver no ambiente escolar uma "cultura de uso das tecnologias". É preciso haver planejamento e organização do uso desses recursos, é preciso que haja rompimento de barreiras, como o medo, o descompromisso, a desatualização, a resistência ao novo e o individualismo.
Com a Informática na escola, tanto alunos como professores podem ser autores de suas produções se souberem transformar a informação recebida em conhecimento.

Nenhum comentário: