sábado, 6 de setembro de 2008

Sociedade da informação: democratizar o quê?

Nos dias atuais, grande parte da população brasileira tem acesso ao computador e consequentemente aos seus programas, principalmente a Internet. Com o surgimento das Lan House os jovens das classes populares passou a ter acesso a Internet com facilidade. O problema agora não é só com a questão da inclusão digital, pois como os dados mostram que a maioria dos jovens que são oriundos das classes populares, sabem utilizam ou manusear os programas de um computador. O mau uso desses recursos tecnológicos é um dos grandes problemas atuais, pois não basta apenas saber navegar, digitar trabalho, fazer slide, fazer planilhas, cálculos, etc., as pessoas precisam utilizá-los, também e principalmente, como forma de obter novos conhecimentos, conhecer novas culturas, ou seja, ampliar seus horizontes de mundo, para assim agir criticamente diante dos fatos sociais.
Assim sendo, observamos que a preocupação dos governantes brasileiros é investi apenas em cursos básicos, de graça ou mais barato, equipar as escolas com computadores, isto é, fazer com que a população carente tenha acesso de algum jeito aos recursos tecnológicos, como vem acontecendo atualmente. Entretanto o essencial não é investido, que é a utiliazação benefica das ferramentas tecnológicas, ou seja, como forma de chega mais rápido ao conhecimento, ou utilizá-las como outro meio de ter acesso ao conhecimento, já que o conhecimento torna o cidadão pró-ativo. Percebemos assim, que no Brasil o que precisa ser democratizado é o conhecimento e não uma simples navegação na Internet, pois repartir o conhecimento é democratizar o poder, e isso encontra resistências poderosas.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi. Está bonita a página. As reflexões também são interessantes. Mas algumas são um pouco longas. Tente postar mais vezes com textos menores. Facilita leitura.