quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O que é Software Livre

Para entender o conceito de software livre, que foi um termo criado pela Free Software Foudation, devemos primeiramente pensar na expressão : "liberdade de expressão", pois a definição de software se refere à liberdade que o usuário tem de executar, distribuir, modificar e repassar as alterações sem para isso tenha que pedir permissão ao autor do programa. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte. Para ser livre ser software livre os usuários devem usufruir de 4 liberdades como foi definidas pela Free Software Foudation:
  • A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
  • A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Nenhum comentário: